Nova Série: "SIMPLESMENTE, SERVOS DE CRISTO JESUS"
SIMPLESMENTE, SERVO DE CRISTO JESUS" • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 62 viewsNotes
Transcript
Sermão 1 - Fp 1.1-2
Sermão 1 - Fp 1.1-2
Fp 1.1-2
- Enquanto fiquei ‘coxeando entre dois pensamentos’ sobre a nova série de sermões a pregar, entre o Profeta Jeremias e a Carta aos Filipenses, me inclinei a caminharmos em uma série de mensagens em Filipenses, intitulada: ‘SIMPLESMENTE, SERVO DE CRISTO JESUS’ – que corrobora com o que temos ouvido da parte do Senhor desde a nossa conversão.
- Foi exatamente assim que Paulo iniciou esta epístola aos Filipenses, falando sobre ele e Timóteo: “Servos de Cristo Jesus.”
- Desde sempre, a Igreja enfrentou muitos desafios quanto aos FUNDAMENTOS DA FÉ.
- A Igreja enfrentou inicialmente uma forte oposição de grupos JUDAIZANTES,que tentavam acrescentar algo a mais, além de Cristo somente, à fé dos primeiros cristãos (fortemente combatido por Paulo). Enquanto que, por outro lado, também tinham os ANTINOMISTAS, que eram libertinos (por afirmarem que não estavam mais debaixo da Lei, e sim da graça, pregavam a libertinagem – (esse grupo foi fortemente combatido por Paulo, Pedro, Judas e Tiago)
- Tivemos, pouco tempo depois, o GNOSTICISMO, que logo após a morte de Paulo, Pedro e outros apóstolos, assolou a Igreja (Fortemente combatido por João, o último apóstolo vivo). (Os gnósticos, se achavam detentores do conhecimento Verdadeiro, e negavam a encarnação de Jesus, bem como sua morte física e ressurreição – era uma pouco mais filosófica e mística a abordagem desses)
- Também tivemos o MARCIONISMO, o MONTANISMO (2º século), o ARIANISMO (4º século), e outros.
- Todas essas oposições foram vertentes de uma OPOSIÇÃO MAIS ANTIGA: Conhecida como, HUMANISMO!
‘O humanismo é uma filosofia que exalta o homem a uma posição na qual ele não consegue sustentar: a de ‘SENHOR DE SI MESMO!’
- Hoje, as maiores oposições que a Igreja enfrenta, que também está no âmbito das ideias, como o SECULARISMO, o RELATIVISMO, o HEDONISMO, o INDIVIDUALISMO, nada mais são do que ‘desdobramentos’ deste mesmo pecado antigo: A SOBERBA HUMANA: O homem na posição de Senhor (mesmo que não admita isso, é perceptível na sua forma de pensar e agir). O humanista diz: ‘O que importa é o que eu penso, o que eu quero, e o que eu defino como melhor para minha vida.” Para esses, a oração do Pai nosso deveria ser redefinida para a seguinte oração: “Meu Pai, venha a mim o meu Reino, e seja feita a minha vontade, tanto na terra como no céu.”
- Porém, irmãos isso não está tão distante de cada um de nós: Paulo escreveu aos Coríntios: ‘Aquele, pois, que pensa estar de pé, cuide para que não caia.’ 1 Co 10.12
- É importante sermos lembrados que TODOS NÓS estamos sujeitos a essas mesmas INCLINAÇÕES HUMANISTAS, que buscam remover Cristo de nossas vidas, do lugar que Ele sempre deve estar, de SENHOR, e também nos tira da posição que NUNCA devemos deixar, a de SERVOS DE CRISTO.
- Por isso, literalmente, essa série de mensagens visa nos proteger de HERESIAS perniciosas, não apenas EXTERNAS, mas INTERNAS, que buscam remover a EXCELÊNCIA e SUFICIÊNCIA de Cristo em nossas vidas, e visa nos ensinar a termos DELEITE em Cristo, a quem servimos com alegria.
Vamos orar!
- Filipenses faz parte de um grupo de QUATRO cartas que foram escritas e enviadas no mesmo período– COLOSSENSES, FILEMOM, e EFÉSIOS,que são comumente chamadas de ‘CARTAS DA PRISÃO’, pois foram escritas quando o apóstolo Paulo estava preso.
- Apesar dos propósitos específicos de Paulo ao escrever suas epístolas e cartas, devemos enxergar em cada Sermão, de que forma devemos viver como alguém que entendeu que é chamado por Deus para existir, ‘simplesmente, como servo de Cristo Jesus’. – Como um Vaso nas mãos do seu Oleiro!
- Aprendemos, logo no inicio, que Quem pertence a Deus..
1º Se IDENTIFICA como Servo de Cristo quando outros senhores se levantam diante dele (v.1)
E isso começa de dentro para fora!
- Essa verdade diz muita coisa para esses crentes que habitavam em uma cidade como Filipos.
- A cidade de Filipos era assim chamada em homenagem ao pai de Alexandre, o Magno, conhecido como Filipe II, da Macedônia. Desde a sua fundação, Filipos era famosa!
- Nos dias de Roma, se tornou uma próspera COLÔNIA ROMANA,que por ser uma colônia Romana, era uma Roma em miniatura. E os cidadãos de Filipos se orgulhavam disso (Eles se vestiam como romanos e falavam entre si em latim - Leia Atos 16.12, 20 e 21). Ali, meus irmãos, o Imperador era visto, reconhecido, tratado e venerado como um deus (o termo IMPERATOR, que indicava uma posição superior a Reis, era a posição mais elevada de autoridade mundial que poderia existir – Na perspectiva do Império).E sendo Colônia romana, Filipos tinha seu CULTO IMPERIAL.
- Para os cristãos de Filipos, reconhecer Jesus como Senhor, prestar culto somente a Ele, chama-lo de REIS DOS REIS, era mais do que uma afronta, era provocar a ira dos deuses (Alegação de Nero – o IMPERATOR deste período)
- Agora vejam: Paulo também era cidadão romano, e está preso em uma prisão domiciliar em Roma, vigiado pela ‘GUARDA PRETORIANA’ (pois, era visto como uma ameaça- Fp 1.12-13,). Paulo escreve desta prisão (que ainda não era a Prisão Mamertina, que ele ficaria preso antes de sua morte, de onde escreveria 2ª a Timóteo). Neste contexto, desta primeira prisão romana, ele também escreveu aos Efésios: “Rogo-vos, pois, eu, PRISIONEIRO DO SENHOR...” Ef 4.1
“Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus...”
Porque introduzir dessa forma?
- Essa introdução ‘abre a porta’ para o ambiente que Paulo deseja que os crentes estejam.
- Irmãos, Paulo demonstra um carinho muito grande por esta igreja, provavelmente, porque foi à primeira igreja em solo Europeu. Também, pelo amor que demostravam por ele: 1.7: ‘Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, porque os trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo.’
- Nenhuma igreja ajudou tanto Paulo, no suprimento de suas necessidades físicas, materiais, do que os filipenses. 4.15: ‘E como vocês, filipenses, sabem muito bem, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo nessa questão de dar e receber, exceto vocês, somente.’
- Na introdução, irmãos, Paulo quis mostrar o que ficaria evidente em todos os seus ensinamentos: “Que ser, simplesmente servo de Cristo Jesus, é ter Cristo como o Senhor, quando outros senhores se levantam para dirigir nossas vidas, remover nossa confiança, esperança e contentamento, que somente Jesus, o verdadeiro Senhor dos salvos, pode promover.”
- É nessa epístola que ouvimos Paulo dizer “Tudo posso naquele que me fortalece.” 4.13
‘Alegrei-me sobremaneira no Senhor’ – 4.10
‘Não fiquem ansiosos por coisa alguma...’ 4.6
- Então, para ser mais didático e facilitar o entendimento dos irmãos, creio que ao introduzir desta forma, Paulo tinha dois propósitos principais:
1º Propósito: Exortar os crentes a enxergarem Cristo acima de todos os outros senhores
- Logo mais, Paulo diria: “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.’ Fp 2.9-11
-Não é difícil, irmãos, quando nos encontramos em situações adversas, ou até mesmo em tempos de certa abundância, perdermos de vista aquilo que declaramos semanalmente em nossos louvores e orações. Parece que outras coisas agem como se fossem senhores de nossas vidas, pois determinam o estado de nossa alma.
- Não é interessante? Todas as heresias...todos os obstáculos...todos os desafios a fé...todos os roubadores da paz da Igreja, foram combatidos pelos Apóstolos e líderes da Igreja, exaltando Jesus Cristo como o SENHOR!
§ O Imperador não é meu Senhor, e eu não sou seu prisioneiro! – (Ef 4.1) – Escreveu isso, vigiado por centuriões!
‘Para quem vive por fé a realidade das coisas não são as visíveis. ’
§ Não há infalibilidade Papal – Por que não há infalibilidade da Igreja! “Tu és Pedro”?
§ Não há infalibilidade de Bispos e Pastores...
§ Não há infalibilidade de Maria, João Batista ou qualquer outro Profeta ou Apóstolo.
E porque tantas pessoas vivem como se esses homens e mulheres fossem senhores de suas vidas? Por são!
“Os servos de Jesus tem apenas um Senhor, que é INFALÍVEL e SENHOR ABSOLUTO: Cristo Jesus”.
- Por isso, devem seguir somente os líderes que APONTAM JESUS CRISTO como autoridade final e prática de suas vidas!
Ilustração: O desejo negado de Paulo de ir a Ásia Menor / A conversão de Lídia em Filipos.
- Seu projeto pessoal não pode ser o seu Senhor = Se você é servo de Cristo, seus planos quanto ao próximo passo precisam ser entregues ao Senhorio de Jesus, pois Ele deve ser reconhecido como seu Senhor na condução de seus passos, mesmo que seja diferente do que você planejou.
‘Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas’. Pv 3.6
- O dinheiro não pode ser o seu Senhor = Muitos dos que afirmam que Jesus é o Senhor caem nessa cilada. Quantos jovens estão sendo dominados pelo desejo de ganharem muito bem, trabalhando quase nada. Cuidado com Mamom! Ele é sincretista! Ele não se incomoda de ser adorado juntamente com outros deuses, mas Jesus, o único Senhor, diz o contrário: — ‘Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.’ Mt 6.24
- O pecado não é mais o seu Senhor = se você é um servo de Jesus Cristo, você não pode servir mais ao diabo e ao pecado. Você não pode se colocar como súdito do pecado. Nenhum pecado é Senhor de sua vida, se você é um servo de Jesus. ‘Mas graças a Deus que, tendo sido escravos do pecado, vocês vieram a obedecer de coração à forma de doutrina a que foram entregues. E, uma vez libertados do pecado, foram feitos servos da justiça.’ Rm 6.17-18
- Você não é Senhor de sua vida, nem de sua família. Jesus é o único Senhor. Não viva como se isso não fosse verdade! – “Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais, Ele fará!” Sl 37.5
- Assim como Paulo e Timóteo, assumamos a identidade de servos de Cristo Jesus, pois é isso que somos e sempre devemos ser.
“A satisfação de nossa alma sempre estará em nossa posição de Servos de Cristo, nunca como senhores do que nunca fomos capazes de ser.”
- Se o primeiro propósito de Paulo nessa saudação foi Exortar os crentes a enxergarem Cristo acima de todos os outros senhores, o segundo visou...
2º Propósito: Fortalecer a Fé e encorajar os irmãos diante dos adversários.
- Os Servos de Cristo precisam lidar com os adversários da fé de forma diferente, simplesmente porque quem governa suas vidas e história é o Senhor, ninguém mais.
“Os adversários são reais, por isso, as adversidades são reais. Mas, real também é o Senhor a quem servimos!”
- Ainda no cap.1.12, Paulo trouxe essa perspectiva a esses irmãos: ‘Quero ainda, irmãos, que saibam que as coisas que me aconteceram têm até contribuído para o progresso do evangelho... ’
- A primeira vez que a palavra Satã aparece na Bíblia não é para descrever um ser espiritual do mal, que se opõe a Deus. Em 1 Sm 29.4, Davi é chamado de ‘Satan pelos filisteus’. ‘Porém os comandantes dos filisteus se indignaram contra Aquis e lhe disseram: — Mande este homem embora, para que volte ao lugar que você lhe designou. Ele não deve entrar conosco na batalha, para que não se torne nosso adversário no combate’
Não é interessante? As passagens bíblicas do Antigo Testamento que falam de Satanás como ser pessoal são poucas. Satan é todo adversário! – O diabo é chamado de Satanás porque é ADVERSÁRO!
‘Tudo aquilo ou todo aquele que se levanta como adversário de Deus ou de seu povo, é um Satan, pois é ADVERSÁRIO!’
- ENTRETANTO, se somos servo de Cristo Jesus, nossa postura diante de todos os ADVERSÁRIOS e de todas as ADVERSIDADES deve ser daqueles que CREEM, CONFIAM, e REAGEM como servos do ÚNICO soberano Senhor.
Fp 1.27-29: Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocêsque estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho (com a fé fortalecida); e que em nada se sentem intimidados pelos adversários.(encorajamento diante dos adversários). Pois o que para eles é prova evidente de perdição para vocês é sinal de salvação, e isto da parte de Deus. Porque vocês receberam a graça de sofrer por Cristo, e não somente de crer nele’
- Meus queridos irmãos, desde sempre, os Servos de Cristo Jesus enfrentaram ADVERSIDADES oriundas de muitos adversários. No ambiente desta carta, Nero já era o Imperador ambicioso e sádico. Com certeza, a presença de adversários reais foi sinônimo de ADVERSIDADES REAIS.
§ Havia o medo de que as coisas poderiam piorar...
§ Havia a insegurança quanto ao próximo dia...
§ Havia a incapacidade de lidar com o avanço da maldade...
§ Havia os questionamentos internos que fazem muitos vacilarem na firmeza e no ânimo.
Ilustração: João na Ilha de Patmos: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, ‘aquele que é, que era e que há de vir’, o TODO PODEROSO”. Ap 1.8
- Diante de tudo que Paulo iria falar nesta Carta, ele não poderia ter começado de forma melhor, do que essa: “Eu e Timóteo, servos de Cristo Jesus, assim como vocês. ELE É O SENHOR, e isso deve mudar o nosso coração diante DOS ADVERSÁRIOS e das ADVERSIDADES!
ü Não há autoridade superior a de Cristo...
ü Não há poder maior do que o dEle...
ü Não há adversidade maior que Ele...
ü Não há consolo mais eficaz que o do Senhor...
Não há temor maior que o seu conforto!
Não há preocupação maior do que a sua paz; paz que excede todo o nosso entendimento – Fp 4.7
- Meus irmãos, estamos diante de um homem que se identifica como Servo de Cristo Jesus, mesmo preso injustamente, por um grande adversário, Nero. Um homem que está experimentando muitas adversidades desde a sua conversão, mas, sendo um servo de Cristo Jesus, escreve a essa amada igreja: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos no Senhor” 4.4
- A palavra ALEGRIA aparece 16 vezes nessa pequena epístola, em diversas formas. Um detalhe: todas foram escritas de uma prisão romana!
- Não há desânimo, não há temor, não há adversários e nem adversidades, que possam REVOMER a PAZ e a ALEGRIA daqueles que vivem crendo em Jesus Cristo como Senhor! É nessa epistola que Paulo escreverá: ‘TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!”– 4.13
OBS: Há somente uma coisa que pode roubar sua alegria, se você é um servo de Cristo: a permanência no pecado! A falta de confissão e arrependimento definha a alma do crente! – como disse Davi, no Sl 32.3-4
- Por fim, irmãos, mesmo que seja impossível evitar os ADVERSÁRIOS e as ADVERSIDADES, é possível agircomo aqueles que VIVEM e REAGEM como servos de um ÚNICO e SOBERANO SENHOR: Jesus Cristo!
- Nós não podemos VIVER e REAGIR como se não tivéssemos um Deus Real, Presente, Todo-Poderoso e Fiel! “É Ele quem nos consola em TODA a nossa TRIBULAÇÃO...” 2 Co 1.3-4
E, sabem por que é possível agirmos assim, diante dos adversários e adversidades?
Porque os servos de Cristo, mesmo presos, estão livres! Eles não vivem pelo que se vê, mas pelo que creem!
Os irmãos de Hebreus 11 que nos digam!
Em Cristo, libertos fomos de uma prisão, da prisão e condenação do pecado! E mesmo que o nosso mundo se acabe, e o sol não brilhe mais, o Deus que um dia nos salvou, será pra sempre meu, e seu!
‘Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.!’
Que assim seja com cada um de nós!